terça-feira, 24 de maio de 2011

Ayurveda, a Ciência da Vida

Ayur = vida
Veda = Ciência

A Ayurveda é um ciência, um sistema medicinal, um estilo de vida e uma prática diária, vindo dos 4 vedas: Rigveda, Atharvaveda, Yajurveda e Samaveda.
Sua origem veio direto do céu, vindo de Brahma (o Criador) passando para Prajapati, os irmãos médicos celestiais Aswin Kumar que ensinaram a Indra, que ensinou na Terra, Kashyapa, Bharadvaja e o próprio Senhor encarnado, Dhanvanrati  ou conhecido pelo nome de Divodãsa, que ensinaram seus discípulos onde saíram os grandes textos da Ayurveda: Astreya (Caraka Sanhita), Susruta (Susruta Sanhita) e Kashyapa (Kashyapa Sanhita).
A Ayurveda acredita que a saúde só existe quando todos os sistemas estão em perfeito equilíbrio: físico, mental, espiritual e social, só desse modo o ser consegue expressar seus potenciais e talentos em rumo ascendente à felicidade, realização e como seu irmão filosófico, o yoga tem como meta a unificação com Deus.
1.       Sama dosha = equilíbrio entre Vata, Pitta e Kapha
2.       Sama agni = bom funcionamento metabólico
3.       Sama Dathu = harmonia na proporção dos tecidos: linfático, sanguíneo, muscular, gorduroso, ósseo, reprodutivo e nervoso.
4.       Sama Malakia = eliminação proporcional (suor, fezes, urina, menstruação, esperma, saliva, lágrima...)
5.       Prasanna Atman = felicidade interna
6.       Prasanna Indriya = bom funcionamento do organismo e dos sentidos
7.       Prasanna Mana = felicidade mental  
É necessário a saúde desses 7 itens para termos saúde integral.
Acredita-se que tudo no universo é constituído pelos 5 elementos naturais: éter, ar, fogo, água e terra, e que a diferença da constituição de cada corpo dá-se pela variante quantidade de cada elemento dando o nome de dosha as constituições físicas.

·         Vata = ar + éter
·         Pitta = fogo + água
·         Kapha = terra + água
Há também a constituição mental ou psicológica, os Gunas, que como os Doshas seguem os padrões de constituição.
·         Satwa = o sutil (V+P+K em equilíbrio)
·         Raja =  o movimento ou a paixão ( V mas em excesso é P)
·         Tamas = a inércia, o obscuro ( K mas demasiado também torna-se P)
O trabalho da ayurveda vem através de uso de recursos naturais, e segue dois caminhos: preventivos ou em tratamento de doenças, usando como ferramentas: alimentação, hábitos, ervas, óleos, especiarias, massagens, limpezas... etc, auto-conhecimento e integração com a natureza.
Colocarei aqui no bloco ao lado alguns itens explicando melhor alguns princípios desse universo enorme, e eu tão pequena, mera estudante, peço iluminação para poder expressar da melhor forma.    
“Agradeço aos grandes Mestres, aos meus professores, aos meus pais, e aos meus amigos por todo ensinamento, faço a vocês a minha reverencia, pedindo licença do uso do verbo.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário