Sobre os textos pilares:
Não temos como separar a história do yoga com a do ayurveda pois os dois saíram da mesma raiz védica e a metodologia usada para passar esses ensinamentos (PARAMPARÁ) era a mesma forma, mestre a discípulo, de forma oral aos pés do mestre SHURUTI (aquilo que é ouvido). Com o surgimento da escrita deu-se sistematizados 4 livros, os 4 VEDAS:
1. Rig Veda: Hinos sobre a origem da criação - 1° Era = Krita Yuga
2. Sama Veda: cânticos sagrados – 2° Era = Tetra Yuga, Era de Prata
3. Yajur Veda: Fórmulas sagradas e utilização – 3° Era = Dwapara Yuga, Era de Bronze
4. Atharva Veda: fórmulas mágicas de transformação – 4°Era = Kali Yuga, Era de Síntese
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Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cada Yuga é precedido por um período que os Puranas chamam de sandhis.
- Krita Yuga - com duração de 1.728.000 anos;
- Tetrâ Yuga - 1.296.000 anos;
- Dvâpara Yuga - 864.000 anos;
- Kali Yuga - o atual Yuga, com duração de 432.000 anos.
Cada Veda se divide em MANTRAS, ARANYAKAS, BRAHMANAS e UPANISHADES (onde se encontra todos os textos do yoga) Existem no total de 20 Upanishades, e SAMHITA (comentários).
Eles se dividem em 3 divisões:
· Jñana Kanda: diz respeito ao auto-conhecimento
· Upasana Kanda: diz respeito a meditações
· Karma Kanda: diz respeito aos rituais
Ao lado dos Vedas temos textos acessórios que se chamam UPAVEDAS:
· Ayur-veda: saúde
· Dhanur-veda: artes marciais (ex.: Kalaripayat)
· Sthapatya-veda ou Vastu Shastra: arquitetura
· Gandharva-veda: música, poesia e dança
· Puranas: histórias antigas
E ainda tem as partes ( acessório do acessório) chamado VEDANGAS:
· Jyotisha: astrologia
· Kalpa: regras dos Rituais
· Shiksha: pronúncia
· Vyakarana: gramática
· Nirukta: etmologia
· Chhandas: métrica
SMRITI (memória ou interpretação) Parte interpretativa do SHURUTI que foram guardados de memória a fim de perpetuar o conhecimentos em 5 partes:
· Dharma Shãstra – Memória ( Cod. de Lei)
· Itihasas – Épicos
· Puranas – Lendas para educar o povo, que se dividem em 5:
1. Bhupurana ( criação do Universo),
2. Pávana Purana ( Destruição e renovação do Universo)
3. Devapurana ( diversos Deuses)
4. Manupurana ( diversos Manus e seus reinados)
5. Purushapurana ( raças solares e raças lunares)
Existem por volta de 18 Puranas
Agamas: manuais práticos de adoração, detalhes sobre cosmologia, divididos em 3 aspectos que dão origem as 3 seitas mais importantes dentro do hinduísmo:
· Vaishnavas – seguidores de Vishnu
· Shaivas – seguidores de Shiva
· Shakta – seguidores de Shakti
SOBRE A ORIGEM DAS ESCOLAS FILOSÓFICAS:
Escolas filosóficas: Darshanas, que estudam a cultura védica ou o hinduísmo e se dividem em 6:
· Nyaya: lógica da investigação. Objetivo: a libertação do sofrimento
· Vaishêshika: Libertação do sofrimento através do conhecimento correto da realidade
· Samkya: enumera a criação do Universo em 25 princípios. Objetivo: Moksha
1. PURUSHA : (BRAHM - Consciência pura, imutável)
2. PRAKRITTI: (SHAKTI - Substância primordial que origina todos os outros Tattvas: SATTVA, RAJAS, TAMAS)
3. MAHAT ou BUDDHI: inteligência cósmica, o regente das mutações universais (ISHWARA)
4. AHANKARA: princípio da individualidade (ego)
5. MANAS: mente condicionada
(Ahankara projeta para experimentar o universo em torno de si, através dos sentidos de percepção. É o princípio da emoção e desejo.)
6 a 10 , Os 5 Tammatras: elementos sutis, 5 ritmos cósmicos que controlam as manifestações do universo e os modos de percepção:
6. Audição
7. Tato
8. Visão
9. Paladar
10. Olfato
11 a 15: Pancha gnanendryas – 5 órgãos de Percepção:
11. Ouvidos
12. Pele
13. Olhos
14. Lingua
15. Nariz
16 a 20 Pancha Karmaendryas - 5 órgãos de ação:
16. Boca (expressão)
17. Mãos ( Peensão)
18. Pés ou braços (locomoção)
19. uronogenital ( emissão)
20. ânus ( excressão)
21 a 25 Pancha Mahabhuta – 5 Elementos, que representam os estados de densidade e da qualidade da matéria: etérico, gasoso, radiante, líquido e sólido:
21. éter
22. ar
23. fogo
24. água
25. terra
· Yoga: Significa União, dividida em 8 princípios – Asthanga Yoga, objetivo é conhecer a nossa verdadeira natureza através da disciplina prática:
1. Yama (como se relacionar com o mundo)
v Ahimsa: não violência
v Satya: não mentir
v Asteya: não roubar
v Bramacharya: contenção de energia
v Aparigraha: não acumular desnecessariamente
2. Niyama (comportamento Interno)
v Shaucha: Pureza, limpeza
v Santosha: contentamento
v Tapas: disciplina
v Swadhyaya: estudo de si mesmo ( auto-conhecimento)
v Iswarapranidhana: auto entrega
3. Asana- posturas
4. Pranayama – manipulação da bioenergia através da respiração
5. Pratyahara – introspecção dos sentidos
6. Dharana – concentração
7. Dhyana – meditação
8. Samadhi – integração ao Supremo ou iluminação
· Mimansa ou Purva Mimansa – Objetivo desse escola é agir de acordo com o Dharma, são estudantes de rituais e cerimônias védicas.
· Vedanta – “ Tudo é Brahm” objetivo: Moksha, divididos em 3 escolas:
1. Advaita Vedanta - Brahmam é a única realidade e o resto é Maya ( ilusão)
2. Vishishtadvaita- ( Nirguna Brahmam) não dualista, tudo é Brahmam e Ele não tem atributos.
3. Dvaita – Dualista divide o “EU” individual do “Absoluto” e não menciona Maya.
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