Prana, Tejas e Ojas


Pode ser viagem minha mas comparo esses 3 princípios, Pitta, Vata e Kapha, como as deidades: Shiva, Brahma e Vishnu.
Brahma como aquele que dá vida e movimento a toda matéria , Vishnu como o mantenedor e protetor e Shiva que faz a digestão, a transformação e da Luz do entendimento.

A sutilização dessas 3 energias após a digestão tornam-se:
(tomei posse do conhecimento e uso de algumas partes do livro: “Uma Visão Ayurvédica da Mente” – David Frawley e algumas pesquisadinhas mais )

·         Prana – (energia vital) que está ligada a respiração, oxigena­ção e circulação. Governa também todas as funções motoras e sensoriais. A força vital prânica inflama o fogo central cor­poral (agni). A inteligência natural do corpo é manifestada espontaneamente através de prana.O Prana governa as funções biológicas das outras duas essências ojas e tejas.
·   Tejas – (digestão e luminosidade)  Tejas é a essência de um fogo muito sutil que governa o metabolismo através do sistema de enzimas. Agni, o fogo central no corpo, estimula a digestão, absorção e assimilação do alimento. A transformação posterior dos ingredientes da nutrição nos tecidos sutis é administrada por um nível sutil de energia, pertencente a agni é tejas. Tejas é necessária para a nutrição e transformação de cada dhatu. Cada dhatu tem sua própria tejas, ou dhatu-agni. Essa essência é responsável pelo funcionamento fisiológico dos tecidos sutis.Quando tejas é agravada, ela consome ojas lentamente reduzindo a imunidade e superestimulando a atividade prânica. Prana agravado produz desordens degenerativas no dhatus. A falta de ojas resulta na superprodução de tecido insalubre, que cria o desenvolvimento de tumores e obstrui o fluxo da energia prânica. Dieta inadequada, maus hábitos de vida e uso excessivo de drogas causarão um desequilíbrio em tejas. Substâncias que são picantes, acres e penetrantes intensificam tejas dire­tamente.

·   Ojas- ( amorozidade e imunidade) Ojas é a essência dos sete dhatus ou tecidos corpóreos. E a energia vital que governa o equilíbrio hormonal. Ojas é a energia vital que controla as funções da vida com a ajuda do prana. Nele con­tém os cinco elementos básicos e todas as substâncias dos tecidos corpóreos, é responsável pelo sistema auto-imune e pela inteligência mental. Ojas é uma espécie de Soma ou Amrita que é o néctar cósmico, as lendas dizem que por este liquido que os deuses, adquirem a imortalidade. A palavra Amrita signfica literalmente "sem morte". No nível psicológico, ojas é responsável pela compaixão, pela paz, pela criatividade e pelo amor. Através  
de pranayama, disciplina espiritual e técnicas, a pessoa pode transformar ojas em força espiritual. Aqueles que procuram excessiva satisfação em sexo e masturbação dissipam a energia ojas no momento do orgasmo. O resultado é ojas enfraquecida que afeta diretamente o sistema imunológico.