Virya, Vipaka e Prabhava


Pensar sobre alimentação ayurvédica é muito além do que podemos pensar sobre nutrição, vitaminas, carboidratos e Cia., pois está carregado de fatores: estações do ano, biotipo, gunas, e conceitos de estar integrado com a natureza.
Quando ingerimos algo, por ex. uma maçã, ela antes era uma maçã, agora, depois que você a comeu ela faz parte de você, você está a usando como mecanismo para a captação do prana, vitaminas, sais minerais...etc, e tudo que ela pode te oferecer, o que não é usado pelo seu corpo então volta para a terra e continua em outro processo, mas por um tempo ela esteve no seu organismo e fez parte de seu estado físico e psicológico.

Para isso vou dar uma breve explicação sobre: Rasa, Virya, Vipaka e Prabhava

De acordo com a Ayurveda tudo nesse universo é composto pelos 5 Bhutas (elementos da natureza): terra, água, fogo, ar e éter, e derivados dessas combinações temos 6 sabores (rasas): doce, salgado, picante, amargo, ácido e adstringente, que é percebido logo quando colocamos o alimento na boca.

Lembrando das qualidades dos doshas, transferimos os valores aos sabores e colocamos os mesmos atributos, por exemplo, sabemos que se comermos muito doce ou comidas gordurosas ao passar do tempo teremos um sobrepeso ou um enjôo, então logo se assimila o sabor doce com Kapha potencializando a quantidade de Kapha (terra + água) que tem no corpo que o ingere.

Virya é nível calórico, quente ou frio do alimento, essa parte rege a facilidade ou dificuldade da digestão, pois mais quente aumenta Pitta, e mais frio aumenta Khapa e Vata.
Mas esse quente ou frio não é só na temperatura, ex.: pensamos em uma pimenta, e logo pensamos no quente, pensamos em um alface, e logo se pensa em frio.

Então temos o Vipaka (efeitos pós-digestivos) e é o que ocorre ao finalizar o processo de digestão, quando os tecidos absorveram todos os nutrientes. Este é um efeito sutil, e temos algumas maneiras para detectá-lo, por exemplo, a experiência de saborear algo que depois de digerido se apresenta com outro sabor através de arrotos ou queimações.
Seus efeitos pós-digestivos se apresentam como 3: doce, ácido e picante.

Os sabores doces e salgados têm um efeito doce, o ácido permanece como ácido e os três sabores restantes: picante, amargo e adstringente, terão um efeito pós-digestivo picante.

Prabhava ( mistério e efeito mental) para mim é sempre complicado tentar explicar esse fenômeno, mas a ayurveda tem um olhar bem interessante sobre esse aspecto da alimentação.
Podemos pensar em uma pessoa que come a comidinha feita pela mãe com todo amor, e outro que come Junk food ou em algum lugar comercial, o efeito psicológico carregado nesse alimento. Mas na maioria das vezes penso que seja sempre o mistério. 

continuação... ler Gunas